22/06/2013

Letra "P"

Do G ao Z
Dicionário indignado e humorístico
(Manuel Veiga)
POBREZA - A pobreza traz consigo a ignorância, a ignorância traz o medo e o medo a exigência de um governo autoritário (argumento habitual dos Ilustrados no séc. XVIII).
POLÍTICA - Aquilo que serve para governar os países. Para os conservadores é a arte do possível. Para os comunistas trata-se de economia concentrada. Para os fascistas e os populistas é um engano nas mãos duma pequena casta de profissionais oportunistas (os políticos). Segundo esta última teoria, a administração da sociedade deve ser deixada em mãos de especialistas ou gestores que se elegem a si mesmos ou que a própria  ordem natural designa.
POLÍTICA E ARTE - A arte, como disse o pintor Botero, não tem poder para mudar nada. Se tivesse o poder que alguns lhe outorgam, Franco teria caído depois de Picasso ter pintado o Guernica, que segundo alguns é a obra pictórica mais importante do século XX. Desde o ponto de vista político, diz também Botero, a arte é inofensiva; o seu poder está na história, em tornar-se símbolo de um momento. A arte, conclui, é um detonador a longo prazo.